PROGRAMAÇÃO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN 2018
TEMA SUGERIDO DO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN DE 2018
"COMO CONTRIBUO COM MINHA COMUNIDADE" SERÁ O TEMA SUGERIDO DO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN DE 2018 Leia mais
Conferência Dia Internacional da Síndrome de Down 2018 em Genebra e Nova York
Na dia 21 de março de 2018, Dia Internacional da Síndrome de Down, acontecerá a Conferência Mundial, realizado pela a Down Syndrome Internacional e apoio da... Leia mais
Abertura do VIII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down
por Lenir Santos, Presidente da FBASD "Cumprimento a nossa Presidente deste Congresso, Flavia e destaco desde logo as pessoas do Tony e da Neila que acreditaram na realização... Leia mais

O Dia Internacional da Síndrome de Down está chegando e gostaríamos de saber quais serão as comemorações. Envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Segundo a Down Syndrome International (DSI): "Todas pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades de contribuir para a comunidade e viver vidas valiosas, incluídas plenamente, em igualdade de oportunidades, em todos os aspectos da sociedade” e essa foi a motivação do tema de 2018: "Como eu contribuo para minha comunidade". A Campanha da DSI quer mostrar as contribuições das pessoas com síndrome de Down no trabalho, escola, política, cultura etc e a importância do empoderamento para que pessoas com SD, por si mesmas, defendam seus direitos e oportunidades de contribuir para a sociedade.

A Federação Down convida as pessoas com síndrome de Down a compartilharem conosco como contribuem para a sua comunidade.

Envie sua história com uma foto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para publicarmos no Facebook até o dia 21/03 e dividirmos essas experiências! Participem!

PROGRAMAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN 2018

BRASIL

ALAGOAS

MACEIÓ

18/03 - 10h: Rua Fechada (praia de Ponta Verde) DJ Cacá (SD) e Banda Cazuadinha

20/03 - 14h: UNIT – evento festivo com as crianças do Amor 21 participantes do projeto Fisioterapia Aquática

21/03 - 14h: FAT - Oficina de culinária (hambúrgueres e molhos artesanais) para o jovens com síndrome de Down

22/03 - 10h: Sessão pública na Câmara Municipal de Maceió para debater o tema da campanha 2018: O que posso fazer para minha comunidade? (participação com depoimento dos jovens do Projeto Emprego Apoiado)

24/03 - 9h: Vila Crescer - atividade física e de recreação para crianças SD de 04 a 08 anos

25/03: Shopping Pátio Maceió
10h30 – Sessão de Cinema exclusiva para pessoas com síndrome de Down
12h00 – Recreação: Zumba, Contação de histórias, brinquedos, etc.

26/03 16h00: Palestra na Apae

AMAZONAS

MANAUS
21/03 – Lançamento Oficial da Semana Down, de 09:00hs até às 12:00hs
Local: sede da apae manaus – av. perimetral nº 205 –pr. 10
- 09:00 Solenidade de abertura da semana Down, com a presença de diversas autoridades e das entidades envolvidas no evento.
- 09:30 Momento cultural, com a apresentação do grupo de dança da APADAM e do Boi Brilhante da Associação Pestalozzi do Amazonas.
- de 09:30hs até às 12:00hs, serão disponibilizados pela SEMMASDH - Secretaria Municipal da Mulher de Assistência Social e Direitos Humanos, os seguintes serviços:
a) Registro Civil,
b) Cadastro Único
c) Ação de Embelezamento: corte de cabelo, maquiagem, manicure e massagem corporal;
d) Atividades desportivas executadas pela SEMJEL– Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer.

21/03 – Audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (Rua Padre Agostinho Martin nº 850 – São Raimundo), propositura do Vereador Álvaro Campelo, em comemoração ao dia internacional da síndrome de Dowm, às 14 horas. No momento cultural do evento, terá a apresentação do grupo de dança da APADAM.

22/03 - Sessão de cinema com pipoca, às 15:00hs no auditório do Abrigo Moacir Alves – Rua Profª Lea Alencar nº 1014 – Alvorada I.

23/03 – Uma tarde Down
15:00hs no parque Cidade da Criança (Rua Castro Alves nº 100 - Aleixo), com pinturas de rosto, pula-pula, teatro.

BAHIA

ITABUNA

Núcleo Aprendendo Down
23/03 das 12h30 as 19h30h - Seminário Saúde Mental e Mercado de Trabalho: Alicerces para a cidadania. Vagas limitadas.
LOCAL: AUDITÓRIO DO HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ FILHO (SANTA CASA )
Apoio: Universidade Estadual de Santa Cruz
Contato: 73-3212-2231 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">

SALVADOR

21/03 das 14h00 às 17h00 - Encontro sobre Desafios, Conquistas e Perspectivas na Síndrome de Down, promovido pelo programa de Genética Comunitária do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia e Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), com roda de conversa e intervenções.
Local: Salão Nobre e Hall do Instituto de Biologia

DISTRITO FEDERAL

BRASÍLIA

20/03 das 8h30 as 11h30: Palestra sobre Direito ao Trabalho da Pessoa com Deficiência.
Palestrante: Ana Cláudia Mendes de Figueiredo - Vice Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
Local: Museu do STJ

22/03 as 9h15: Audiência Pública - Inclusão de Pessoas com deficiência no Mercado de Trabalho
Local: Sede do MPT-DF - SEPN 513, Bl. D, ED. Imperador, Ander S1

25/03 as 9h – IV Caminhadown DF, no Parque da Cidade – Estacionamento 10
Contato: 61 99145-6148

26/03 das 15h as 17h - RODA DE CONVERSA - Inclusão Profissional de Pessoas com Síndrome de Down
Convidada: Ana Cláudia Mendes de Figueiredo – Vice-Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
Local: Mezanino do Museu do STJ - 2º andar

ESPÍRITO SANTO

VITÓRIA

Vitória Down
17/03 das 9h as 12h: "Participação social: Nossa luta pelo direito à uma vida com dignidade e inclusão".
LOCAL: Praça dos Desejos (Ao lado do Bobs).
PROGRAMAÇÃO:
* Oficina de Brincar, de Psicomotricidade e de Contação de Histórias (atividades para crianças, jovens e adultos)
* Aula de Zumba
* Orientação nutricional e jurídica.

PARANÁ

CURITIBA

Associação Reviver Down
17/03: Abertura da semana na sede da Associação Reviver Down com palestra da Dra. Fatima pela manhã, almoço gratuito no local e palestra da Dani Massuqueto.
18/03: Caminhada no Barigui + Banda
19/03: Cinema gratuito
20/03: Atividades com as voluntárias do Projeto Nascer Down
21/03: Ativudades na Boca Maldita com banda do exército
22/03: Atividades com os adolescentes (teatro, bateria, show de talentos)
23/03: Baile
24/03: Churrasco + atividades com o prof. Jean - Educação Física
24/03: Festival de surf em Itajaí-SC.

RIO DE JANEIRO

25/03 as 9h: 2ª CaminhaDown da Zona Norte
Pelo 2º ano consecutivo nós responsáveis pelo A Trissomia do Amor 21 estamos a frente da CaminhaDown na Zona Norte do RJ. Contaremos a com a presença de algumas atrações, e de muitos amigo e parceiros. Se você tem filho com qualquer tipo de deficiência, tem algum familiar, NÃO TEM PRECONCEITO, simpatiza com as diferenças, junte-se a nós e venha caminhar com a gente. Você não pode ficar de fora desse mega evento, em breve confirmaremos TODAS as atrações. Local: Praça Aquidauana em Vicente de Carvalho - a concentração será ao lado do Quiosque das Flores

RIO GRANDE DO NORTE

NATAL - RN

Dia 21/03
- Dia de lazer
Local: Manoa
Hora: 10h às 16h
Obs.: Será gratuito para a criança com síndrome de down e seu acompanhante.

- Reexibição do filme Cromossomo 21
Local: Cinepoles Natal Shopping
Hora: 10h

Dia 23/03
- Grupo de Dança do Studio Soraya Lima.
Hora: 8h

- Palestra sobre Capacidade Civil das Pessoas com Deficiência: novos enfoques.
Palestrante: Dra Ana Cláudia Mendes, advogada e vice-presidente da Federação Brasileira de Associações Síndrome de Down.
Hora: 9h

- Divulgação do livro Asas e Flores de Jessica Mendes, jovem com Síndrome de Down
Hora: 11h

Participação Especial: Fada INAD

SÃO PAULO

CAMPINAS

17/03 das 08h30 às 12h30: II Encontro Bem vindo ao meu mundo.
Jovens adultos com deficiência intelectual, convidam a todos para conhecer suas histórias no trabalho, no lazer relatadas por eles mesmos. CLIQUE AQUI para confirmar presença.

20/03 das 17h30 às 19h30: Carreira profissional da pessoa com deficiência com palestrante Eduardo Tedeschi
Local: Fundação Síndrome de Down, Rua José Antonio Marinho, 430 - Campinas-SP.
Informações: 19 3790-2818

24/03: Feira de Troca de Brinquedos - Praça do Coco, Barão Geraldo

12 a 30/03: 2ª Amostra Xilomundo - Shopping Prado Boulevard
Organização: Fundação Síndrome de Down

25/03 as 9h00
7° Caminhada pela Inclusão
Local: Praça Arautos da Paz
Promoção: CEESD
Informações: 19 3795-4690 e www.ceesd.org.br

PIRACICABA

Associação Síndrome de Down de Piracicaba (Espaço Pipa)
19 a 23/03 – PSFs – CRABs - UBs
CAMPANHA "SÍNDROME DE DOWN TEM DIRETRIZ". Panfletagem: Adolescentes com síndrome de down farão a distribuição de material informativo para a rede de saúde.

19/03 – 19h30: Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba
CAMPANHA "NOTIFICAR IMPORTA". Espaço Pipa fez a articulação com o Conselho de Proteção, Desenvolvimento e Defesa da Pessoa com deficiência/COMDEF, Secretaria Municipal de Saúde e Maternidades para resolver o problema da subnotificação de nascimentos de bebês com síndrome de down.
VAMOS CONVERSAR SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?
Tribuna popular – Destaque sobre os avanços na inclusão de pessoas com síndrome de down na educação e no mundo do trabalho.

20/03 - 14h: VAMOS CONVERSAR SOBRE TRABALHO?
Encontro para compartilhar as experiências de empregabilidade de pessoas com síndrome de down com os profissionais de RH e entrega do Selo de Empresa Inclusiva 2018 para 5 empresas que contrataram pessoas com síndrome de down.
Auditório da SEMTRE – Secretaria Municipal de Trabalho e Renda - Rua Manoel Francisco Rosa, 900

21/03 - 14h: VAMOS CONVERSAR SOBRE DIREITOS?
Encontro para abordar as principais leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência: a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão
Auditório do 4º andar da Câmara de Vereadores - Prédio Anexo

24/03 - 15h: VIII TRICNIC Piquenique comemorativo para compartilhar amizade, experiências, prosa, alegria e muita diversão. Serão promovidas atividades recreativas, esportivas e culturais para TODAS as idades e pessoas.
Parque em frente ao Armazém da Cultura Dirce de Almeida Camargo - Estação da Paulista

PERUÍBE

24/03 das 10h00 às 16h00 - 2º Encontro "EU E MEU AMIGO DOWN"
Atividades esportivas, com o apoio da equipe paraolímpica da AAPPDP, demonstração de teatro musical, muita dança com os grupos de dança local e recreação.
Local: Av. Mário Covas Júnior, altura nº 6150 (Praia do Oasis al lado do quiosque Brisas nº 44)

RIBEIRÃO PRETO

Família Down
Dia 8/03: Ação junto ao grupo Mulheres do Brasil para conscientização.
Dia 16/03: Título de cidadã Ribeirãopretana por serviços prestados à comunidade no tocante à proteção dos direitos das pessoas com deficiência.
Dia 25/03: Celebração do Dia Internacional da síndrome de Down com a exibição do filme Cromossomo 21 e palestra de Alex Duarte na Casa da Cultura em parceria com secretarias de estado e parceiros privados. Atividades esportivas, culturais e de lazer para a população em geral, momento de conscientização do respeito à diversidade.

SÃO PAULO

23 e 24/03: 8º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SÍNDROME DE DOWN, realizado pelo CEPEC-SP em Parceria com o Instituto Empathiae e Apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Mais informações no link: https://www.facebook.com/ProfDrZanMustacchi/

INSTITUTO OLGA KOS
25/03: 4ª Corrida e Caminhada pela Inclusão.
A largada, marcada para às 7hs, será na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, com percursos de 5 e 10km de corrida; e de 4km para a caminhada.
Todos os inscritos na Corrida e Caminhada Pela Inclusão – Ano IV receberão um kit com camiseta, squeeze, toalha e sacola. Os três primeiros colocados de cada modalidade, nas categorias masculina, feminina, PNE masculino, PNE feminina, e cadeirantes geral serão premiados com troféus. Quem completar a prova também receberá um kit com fruta, uma bebida hidratante e medalha.
As inscrições custam 20 reais ─ R$ 29,00 com as taxas de comodidade, se a compra for feita pelo site Ticket Agora. Para os corredores maiores de 60 anos, o preço da inscrição cai pela metade. No momento as inscrições estão ENCERRADAS, podendo abrir mais um lote.
Mais informações: http://www.institutoolgakos.org.br/2.0/instituto-olga-kos-promove-corrida-em-comemoracao-ao-dia-internacional-da-sindrome-de-down/

22 e 23/03 das 17h00 às 20h00 - 5º Encontro de Atenção à Síndrome de Down
O evento é caracterizado por palestras com foco educativo e científico, em temas variados relacionados à síndrome de Down, nas áreas da saúde e da educação.
Realização: Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP
Local: Auditório Dr. Christiano Altenfelder - São Paulo, SP
Mais informações e inscrições pelo site: https://www.sympla.com.br/5-encontro-de-atencao-a-sindrome-de-down__247034

25/03 das 9h às 14h: CaminhaDown São Paulo, pela inclusão da pessoa com deficiência intelectual e em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, no Parque Villa-Lobos. Livre, gratuito e para todas as idades. Atividades, oficinas, brinquedos, diversão, música, inclusão e muito mais! Mais informações: https://www.move21.com.br/blog/caminhadown-sao-paulo-2018

SOROCABA

Comunidade Felicidade Down
18/03 9h30: Atividades ao ar livre na pista de caminhada do Campolim de Sorocaba.
19/03 a partir das 09h até sexta-feira dia 23/03: Exposição de fotos no Salão principal da Câmara Municipal de Sorocaba alusivas aos doze anos de fundação do Felicidade Down.
21/03 as 19h30: Sessão Solene na Câmara Municipal de Sorocaba em homenagem ao dia Internacional da Síndrome de Down.
25/03 12h30: Grande encontro anual realizado na Associação Pro-Ex, com almoço, apresentações, atividades diversas, shows, brinquedos para as crianças, etc..
31/03 as 19h30: Lançamento no Teatro Municipal de Sorocaba da peça “Cabaré”, interpretada pelos alunos do teatro Felicidade Down.
Informações c/ Tomás e Célia: (15) 3221.4377 – (15) 99712.6150 – (15) 99604.5943

SANTA CATARINA

FLORIANÓPOLIS

21/03 das 7h30 as 18h: VI Seminário Estadual e V Jornada de Atualização em Síndrome de Down, na Assembleia Legislativa de Florianópolis
Mais informações e programação: http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=1139

EXTERIOR

NOVA YORK - EUA
Dia 21/03, nas sede das Nações Unidas
Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down trará o tema relacionado ao mercado de trabalho (“What I bring to the workplace”). O objetivo é discutir o assunto e apresentar os benefícios de permitir que pessoas com síndrome de Down e outras deficiências façam contribuições significativas no local de trabalho.
Saiba mais: https://worlddownsyndromeday.org/wdsd-conference

GENEBRA - SUIÇA
Dia 21/03, no Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos
Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down
o tema a ser discutido será "What I bring to my community" (Como eu contribuo para a minha comunidade).
Saiba mais sobre o evento e como se registrar aqui: https://worlddownsyndromeday.org/wdsd-geneva-2018