SEMINÁRIO INTERNACIONAL ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
Nos dias 20 e 21 de setembro aconteceu, em Brasília, o Seminário Internacional "Acessibilidade e Inclusão: expressão da cidadania", que teve como objetivos  criar... Leia mais
Mensagem da FBASD ao Dia Internacional da Síndrome de Down | 2017
Comparar o ontem com o hoje na luta pelos direitos das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, faz nos sentir recompensados pelo muito que se conseguiu nessa... Leia mais
VIII CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWN
  VIII CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWNDE 26 A 28 DE OUTUBRO DE 2017 | MACEIÓ - ALAGOASCENTRO CULTURAL E DE EXPOSIÇÃO RUTH CARDOSO - RUA CELSO PIATTI... Leia mais
Dia Internacional da Síndrome de Down | 2017

Veja aqui a programação no Brasil todo, em comemoração ao dia 21 de Março, Dia Internacional da Síndrome de Down. Essa data é utilizada para reafirmar conquistas e pensar em políticas públicas que possam contribuir para que as pessoas com síndrome de Down possam exercer a cidadania plenamente.

O tema de discussão desse ano é "Minha Voz, Minha Comunidade".  A definição desse tema serve para nortear as ações que devem acontecer no mundo todo. O assunto definido busca ampliar a discussão da inserção da pessoa com síndrome de Down na participação das políticas e ações governamentais. A proposta é de que se avaliem as principais propostas voltadas para as pessoas com SD e se realmente é garantida a inclusão efetiva dessas pessoas. Outro ponto levantado pela campanha é de se pensar como os defensores podem se envolver efetivamente nesse processo, desde campanhas na mídia, até a defesa política direta. A capacitação das pessoas com síndrome de Down na defesa si próprias e a definição de ferramentas facilitadoras são também sugestões a partir do tema.

Mais informações sobre a discussão: https://worlddownsyndromeday.org/wdsd-2017

SUDESTE

SÃO PAULO – SP

> Dia 19 de março às 7h

Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos no Estádio Pacaembu

Mais informações: https://www.facebook.com/events/253493078418920/

> Dia 21/03 das 8h às 18h no Centro Universitário UniÍtalo.
1ª edição do encontro Cuidando de Quem Cuida
Com a presença da Prfª Dra. Júlia Serpa Pimentel, falaremos da importância do cuidado para com a família e com o cuidador da pessoa com deficiência para que valores como inclusão e autonomia aconteçam de maneira real, eficiente e efetiva.
Realização: Instituto Empathiae

> Dias 24 e 25 de março

7º Simpósio Internacional da Síndrome de Down na Sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência- Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 (ao lado do Memorial da América Latina).

Mais informações: www.sindromededown.com.br

> Dias 23 e 24 de Março das 17h às 20h

4o Encontro de Atenção à Síndrome de Down - Palestras científicas de diversas áreas da saúde, voltadas para público variado quanto a nível de formação e área de atuação. Serão abordadas questões como Fonoaudiologia, Estigma, Placas Palatinas, Saúde Mental, Autonomia e Sexualidade, Musicoterapia. Apoio de projeto voltado para SD, neste ano do Instituto Alma de Batera, com palestra sobre o instituto e apresentação do grupo no encerramento do evento.

Organização: Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Mais informações: https://www.sympla.com.br/4-encontro-de-atencao-a-sindrome-de-down__120213

CAMPINAS - SP

> Dia 19/03 as 9h00 na Praça Arautos da Paz.
6ª Caminhada pela Inclusão
Parceira Fundação Síndrome de Down e CEESD
As camisetas estão à venda por R$ 25,00
Mais informações pelo telefone 19 3790- 2818

> Dia 20/03 das 09h00 ao meio dia
Palestra 'Linguagem e fala: perspectivas e possibilidades'
Local: Fundação Síndrome de Down - Rua José Antonio Marinho, 430 - Barão Geraldo
GRATUITO - Para fazer inscrição envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 17/03
Mais informações: 19 3790-2818

PIRACICABA - SP

> Dia 18, às 16 horas, no Parque da Rua do Porto, VII TRICNIC. O evento demonstra na prática que toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O tricnic é sempre uma oportunidade para a sociedade piracicabana conviver com crianças, jovens e adultos com a Síndrome de Down através das atividades programadas.
> Dia 18 às 17 horas, acontece o lançamento do Projeto "Bora lá?!!", que ocorre na beira do lago do Parque da Rua do Porto. O objetivo do projeto é a amizade, convivência e lazer para adolescentes, jovens e adultos.
> Dia 20, às 14 horas, o Espaço PIPA em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) realiza aula inaugural do Grupo de Iniciação Profissional, integrando o Programa de Inclusão Profissional para pessoas com Síndrome de Down. A noite, a comunicadora social Luciana Bettiol usará a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba para falar sobre o tema: "Dia Internacional da Síndrome de Down – Observância das diretrizes de Atenção a pessoa com Síndrome de Down do Ministério da Saúde na rede de Piracicaba".
> Dia 30, com início da primeira turma às 08h30 e às 13h30 da segunda turma, no Sest/Senat Piracicaba, o pedagogo e mestrando em educação pela Unicamp Daniel Nascimento, realiza um programa de formação para profissionais da educação. Intitulado como "Reflexões sobre Educação Inclusiva", o evento terá 10 encontros e o público alvo serão diretores, coordenadores pedagógicos, professores da rede regular de ensino e professores de educação especial de todos os níveis com o objetivo de discutir e apresentar conceitos e problemas relativos à educação para todos.
Organização: Espaço Pipa

ITATIBA - SP

> Dia 18 de março de 2017 das 8:00 às 18:00

Life Down Comunidade". O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do voluntariado. A proposta do "1º Life Down Comunidade" é estimular a troca de experiências entre a organização social e as pessoas com síndrome de Down. Neste dia, organizados em grupos, os voluntários irão até a Vila Jovem - Organização Social Sem Fins Lucrativos, que tem como objetivo o acolhimento de adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social e realizarão diversas ações, tais como: a manutenção, pintura e/ou faxina, realização de palestras, entretenimento, campanhas de arrecadação, lanche entre outras iniciativas.

SOROCABA - SP

> 19/03 – Domingo as 10:00 hs. - Manhã Festiva com atividades na pista de Caminhada do Campolim.
> 23/03 – Quinta as 19:00 hs. – Sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba com homenagens e diversas apresentações dos downs.
> 26/03 – Domingo as 12:30 hs.- Realização do 11º WDSD de Sorocaba com almoço, apresentações, atividades para os pequenos e muita troca de experiências entre os pais.
Realização: Felicidade Down - Contato 15 3221.4377

RIBEIRÃO PRETO - SP

> Dia 25/03 das 14h às 17h
Evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de Março) que serão abordados temas como a Autonomia e Emancipação da Pessoa com Deficiência Intelectual, no qual teremos a participação dos jovens com Síndrome de Down falando sobre suas vidas - experiências diversas na família, na trajetória acadêmica e no mercado de trabalho, além de outros convidados.
Realização: Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto - Ribdown
Mais informações: (16) 3013-5667 | www.ribdown.org.br

JUNDIAÍ - SP
> Dia 21/03 das 8h às 11h
'Vamos conversar? Não somos diferentes! Fazemos a diferença!'
Local: Complexo Esportivo Dr Nicolino de Lucca (Bolão) - Rua Rodrigo Soares de Oliveira, Anhangabaú, Jundiaí/SP
Organização: Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem-Te-Vi.

RIO DE JANEIRO - RJ

> Dia 26 de março das 9h às 12h
1º CaminhaDown Zone Norte RJ do grupo Trissomia do Amor 21
Local: Praça Aquidauana em Vicente Carvalho. Concentração ao lado do Quiosque Flores.
Para mais informações acompanhe: https://www.facebook.com/atrissomiadoamor21/

> Dia 18/03 das 9h30 as 11h, na sala de Cinema/Auditório do Jockey Club Brasileiro - R. Maria Ribeiro, 410 - Lagoa (Acesso pela Autoestrada Lagoa-Barra).
Instituto JNG convida você para assistir o lançamento do vídeo promocional da campanha "Juntos, podemos morar sozinho" e celebrar o dia internacional da síndrome de Down (21 de março) e o dia internacional do autismo (2 de abril).
Após a apresentação do vídeo, haverá um debate com a participação especial da Prof. Ana Magaly Madrigal Lizano, da Universidade da Costa Rica, a Prof. Catia Walter da UERF e Flavia Poppe, Diretora do Instituto JNG, com apresentação e realização da pesquisa "Adesão ao Conceito de Moradia Independente", que está sendo desenvolvida para definir o perfil das primeiras moradias independentes brasileiras para pessoas com deficiências, baseadas no modelo inglês que inspira o Instituto.
Vagas limitadas! Confirmação de presença através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando nome dos participantes interessados e RG
Realização: Instituto JNG

BELO HORIZONTE - MG

> Dia 19/09 a partir das 9h
5ª Caminhada Up and Down na Barragem Santa Lúcia (Av. Artur Bernardes)
Realização: Instituto Mano Down
Para mais informações acompanhe: https://www.facebook.com/manodown/

VITÓRIA – ES

> Dia 14 de março de 2017 das 8h30 às 18h00

Palestra Cuidando de quem Cuida - I Road Show Empathiae - no Auditório da sede da Unimed Vitória, Av. César Hilal, 700 - Bento Ferreira.

CENTRO-OESTE

BRASÍLIA - DF

> Dia 19/03 das 9h às 13h - Caminhadown DF 2017, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade.

> Dia 20/03 às 10h no Plenário da CLDF. Sessão Solene em Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

> Dia 21/03 às 14h - Ato Público pelo Dia Internacional da Síndrome de Down e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Realização: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - FBASD

> Dia 21/03 a partir das 9h - Ir e Vir com Independência - Empoderamento de Pessoas com Síndrome de Down, no Senado Federal.
Pessoas com síndrome de Down falam sobre como conquistaram a autonomia na vida profissional e pessoal.
O evento também terá a apresentação do software “Participar”, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), que auxilia na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual além de apresentações culturais: dança, teatro e exposição fotográficas.
Organização: Senador Romário e Sindilegis.
Mais informações: http://www.romario.org/news/all/romario-promove-seminario-no-dia-da-sindrome-de-down/

SUL

CURITIBA - PR

> Dia 18/03 no Salão de Atos, Parque Birigui
das 13h30 às 18h - DJ e Cartunista, Palestra com Des. Ricardo, "Atenção à Saúde e Direito das Pessoas com SD", Talento show com Saxofonista Ana Carolina e o Prof. Raul Valente, Show com o João Follmann e Lanche
das 14h às 15h15 - Oficinas: Crianças e Jovens
Barracas - com exposição do Ateliê Criação, do HC, do Nascer Down, Reviver e Cultural
> 21/03 das 9h às 16h30 - Barrada da Reviver com muita informação sobre a SD

Mais informações: https://www.facebook.com/ReviverDown/

FLORIANÓPOLIS - SC

> Dia 21 de março - 7h30 na Assembleia Legislativa de Florianópolis.
V Seminário e IV Jornada de Atualização em Síndrome de Down.
O evento é gratuito, basta fazer a inscrição pelo link:http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos
Organização: Associação Amor pra Down e FECASD

PELOTAS - RS

IV Semana da Síndrome de Down:
> 21/03 as 9h – Caminhada Down, concentração no Largo do Mercado Público (veste tua camiseta branca e vem conosco divulgar as capacidades das pessoas com Síndrome de Down!)
19h – Auditório da Faculdade de Medicina - Roda de Conversa 1: Dr. Gilberto Garcias ( Médico geneticista), Drª. Luise Marques (Fonoaudióloga) e Drª. Jaqueline Caldas (Gastropediatra).
> 22/03 as 19h - Auditório da Faculdade de Medicina - Roda de Conversa 2: Sônia Buzetto (Fisioterapeuta/Estimulação Precoce), Fabrício Borges (Educador Físico), e Simone Peverada (Programa Jovem Aprendiz)
> 23/03 as 19h - Auditório da Faculdade de Medicina - Roda de Conversa 3: Carla Belém (Psicopedagoga), Profª. Drª Gilsenira Rangel (Faculdade de Educação) e Roberta Duarte (Pedagoga)
> 24/03 as 19h – Auditório da Faculdade de Educação/UFPel - Apresentação de trabalhos do Grupo NEPEIN (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Inclusão):
1. Percepção de Jovens com Síndrome de Down acerca do processo de inclusão na educação regular, Roberlânia Moura.
2. Percepção de Adultos com Síndrome de Down sobre a vida em sociedade, Priscila Barbosa.
3. O pensamento lógico-matemático em jovens com Síndrome de Down, Maiara Kringel.
> 26/03 as 15h30, no Parque da Baronesa - 3º Piquenique do Afeto com Rodas de conversas e atividades para as crianças
> 27/03 as 19h – Auditório da Faculdade de Educação/UFPel - Apresentação de trabalhos do Grupo NEPEIN:
1. Atribuições do professor do atendimento educacional especializado na Educação Inclusiva, Rafaela Oliveira.
2. Os processos de Avaliação na Educação Inclusiva, Tamires Goulart.
3. Percepção dos Colegas sobre as crianças com deficiências, Gabriela Leal.
4. Contribuição do Projeto Novos Caminhos na formação de estudantes de Pedagogia, Thaiany Rosa.
> 28/03 as 19h - Auditório da Faculdade de Educação/UFPel: Tenho um aluno com Síndrome de Down. E agora? Equipe Novos Caminhos/NEPEIN/FaE/UFPel.
> 29/03 as 19h – Auditório Faculdade de Medicina/UFPel - Encerramento – Palestra com Alex Duarte, autor do livro “Cromossomo 21”,

Promoção: Super Mães 21 e Projeto Novos Caminhos – Faculdade de Educação/UFPel

NORTE

MANAUS– AM

> Dia 25/03, das 8h às 12h
Palestra de Avaliação sobre Inclusão Escolar e Desenvolvimento da Fala, no auditório da FIEAM.
Inscrição: R$ 50,00
Adesão e informações: 98123-6060
Realização APADAM

RIO BRANCO - AC

> Dia 21/03 das 8h às 11h30
I Seminário sobre Síndrome de Down-Acre
Local: Auditório do Centro de Especialidades da Unimed - CEU, R. José de Melo, 369 - Bosque (ao lado do Pet Shop Quatro Patas)
Organização: Família Down Acre

NORDESTE

MACEIO – AL

> Dia 18 de março de 2017 das 8:00 às 18:00

Life Down Comunidade". O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do voluntariado. A proposta do "1º Life Down Comunidade" é estimular a troca de experiências entre a organização social e as pessoas com síndrome de Down. Neste dia, organizados em grupos, os voluntários irão até o Orfanato Deus Proverá - Este orfanato recebe crianças vítimas de violência doméstica e realizarão diversas ações, tais como: a manutenção, pintura e/ou faxina, realização de palestras, entretenimento, campanhas de arrecadação, lanche entre outras iniciativas.

> Dia 19/3 – 10h

É o Amor que faz a Diferença.
Encontro das famílias de pessoas com Síndrome de Down na orla de Maceió, animada com a apresentação da banda infantil Cazuadinha.
Organização: Instituto Amor 21
Local: Av. Silvio Viana – Ponta Verde – Maceió – Alagoas

SALVADOR - BA

> Dias 18/3 e 19/3 das 7:30 às 10:30 hs
Campanha "SOMOS ILIMITADOS"
A Ong NICHO DOWN BAHIA junto com o CEEBA-BA (Centro de Educação Especial da Bahia) estará no Farol da Barra nos dias 18 e 19 de março com banners e Painéis, dando informação à sociedade civil para desmistificar a Síndrome de Down. A sociedade terá a oportunidade de fazer uma "seilf instagram" ou "placa foto" em pro da inclusão, mostrando a "arte de viver". Irão interagir com a sociedade no principal ponto turístico de Salvador. Nicho Down Bahia mostrará ao Brasil e ao Mundo que pessoas com Síndrome de Down tem um potencial enorme, "são Ilimitados".
Organização: Nicho Down Bahia
Local: Farol da Barra – Salvador – BA
LInk Evento: https://www.facebook.com/events/224921014646849/

" O QUE FAZ VOCÊ DIFERENTE SÃO SUAS ATITUDES "
Realização: SERDOWN e APAE
> Dia 21/03 - Panfletagem pela CLN no pedágio da Estrada do Coco e Apresentações dos alunos da APAE, no center Lapa - praça de Alimentação, às 11h15 e 18hs;
> De 20/03 à 31/03 - Exposição fotográfica no CENTER LAPA (20 a 31 de março ) no 3º piso;
> Dia 23 às 10 hs - Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador

ITABUNA - BA

> Dia 17 de março às 17h30

Seminário A produção do conhecimento: Oportunizando o presente na construção de novos caminhos.

Realizada pelo Núcleo Aprendendo Down e Universidade Estadual de Santa Cruz. Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RECIFE - PE

> Dia 18.03 das 9 às 14 h
FAZENDO ACONTECER Ano 2
No próximo sábado, no Econúcleo do Parque da Jaqueira, no Recife, será realizado o Fazendo Acontecer Ano 2, um grande piquenique inclusivo, com apresentações de dança, folclore, música, teatro e mais uma série de atrações em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down.
Organizado pelo grupo Fazendo Acontecer, composto por familiares de pessoas com a trissomia do 21, o evento reunirá grupos que buscam a inclusão, entre os quais a Aspad, Apae, Apabb, Associação Novo Rumo, Down+, Formação de Ballet Jeane Barbosa,Integrarte, Projeto Encontro, REC Down e Centro Esportivo Santos Dumont, Ilana Ventura, Banda Mini Rock e Heróis PE.
Além das apresentações culturais, haverá oficina de cup cake, exposição de fotos de Lucas Evaristo, distribuição de bolos saudáveis, espaço beleza(com limpeza de pele, maquiagem e corte de cabelos masculinos), exposição e venda de artesanato produzido pelos alunos da APAE e de sacolés e bolos confeccionados pela ONG Partilhar.
Link do evento:https://www.facebook.com/Fazendo-Acontecer-193585177676617/?fref=ts

OLINDA - PE
> Dia 21 de março, às 17h30 na Facho Olinda.
Inclusão é Possível. Distribuição de panfletos sobre a Trissomia do 21, Exposição Fotografica do Turismólogo Bruno Ribeiro, Exibição da Websérie Cromossomo 21 e Apresentação da Bailarina Amanda Lima.

JOÃO PESSOA - PB

O Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD promove a Semana da Síndrome de Down, envolvendo as famílias, usuários(as), profissionais, estudantes e Entidades de e para Pessoa com Deficiência, com atividades diversas com o tema central: “Minha voz, minha comunidade: o direito das pessoas com Síndrome de Down de falarem, serem ouvidas e influenciarem as políticas e ações governamentais para serem totalmente incluídas na comunidade”.
Local: FUNAD
> Dia 21/03 - A Balada 21 no auditório Antonio Paulino
> Dia 22/03 as 8h30 - III Seminário sobre a Síndrome de Down no auditório Jimmy Queiroga
     · Exibição do Vídeo Institucional: Síndrome de Down em foco;
     · Exposição de Fotos com usuários com Síndrome de Down do Fotógrafo João Lucena Lira.

NATAL - RN

> Dia 23/03 ás 18h na Câmara dos Vereadores
Sessão Solene em Homenagem ao dia Internacional da Síndrome de Down
> Dia 24/03 às 8h no Ministério Público do Trabalho
Palestra: Empregabilidade das pessoas com deficiência
> Dia 26/03 às 14h na Cidade da Criança
Grande Encpntro das pessoas com Síndrome de Down, família e amigos: Contando estória, Balada Down, Recreação.
Realização> Associação Síndrome de Down / RN
Mais informações: https://www.facebook.com/associacaosindromededownrn/

INTERNACIONAL

SUÍÇA

GENEBRA

A Down Syndrome International tem o prazer de anunciar o primeiro evento pelo Dia Internacional da Síndrome de Down organizado no Palácio nas Nações, sede do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça.

Convidamos auto-defensores com síndrome de Down, famílias e outras pessoas interessadas para encontro com autoridades Internacionais, incluindo representantes dos países no Conselho de Direitos Humanos da ONU e membros do Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, para participar do evento, que faz parte da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down 2017, #MinhaVozMinhaComunidade

Dia: 21/3, das 13h, às 17h
Oficina para Auto-Defensores
A oficina será baseada em torno do tema WDSD 2017 da DSi #Minha VozMinhaComunidade e está aberta a todas as pessoas com síndrome de Down, famílias e outras pessoas interessadas.
Local: International Disability Alliance
150 Route de Ferney, CH 1211 Genebra

Dia 22/3, das 13h às 15h
#MinhaVozMinhaComunidade – Dando voz às pessoas com síndrome de Down para que sejam ouvidas e influenciem as políticas e ações governamentais, para serem plenamente incluídas na comunidade
Organizado pela Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Genebra durante as sessões do Conselho de Direitos Humanos da ONU, o evento incluirá um "Diálogo Aberto" entre pessoas com síndrome de Down e representantes de países e membros do Comitê das Nações Unidas para os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Local: Sala XXIV, Edifício E, Palácio das Nações
8-14 avenue de la Paix, CH 1211 Genebra (CREDENCIAMENTO OBRIGATÓRIO)

Brasileiros não precisam de visto para viajar para a Suíça.
Os eventos são gratuitos e abertos a todos, especialmente jovens e adultos com síndrome de Down.
Os encontros serão em inglês e participantes que falem outras línguas deverão providenciar tradutores e facilitadores por conta própria.
A Down Syndrome International não oferecerá apoio para passagens ou hospedagem.

Registre-se gratuitamente: https://worlddownsyndromeday.org/wdsd-geneva

EUA

NOVA YORK

21/3 – 10h às 13h, 15h às 18h
WDSD Conference My Voice, My Community
Organização: Down Syndrome International
Local: ONU, NY (Sala a confirmar)
Site: https://worlddownsyndromeday.org/wdsd-conference
Inscrição gratuita: https://worlddownsyndromeday.org/world-down-syndrome-day-conference-2017-myvoicemycommunity-registration-form

A FBASD quer comemorar este dia junto com você!

Para divulgarmos o seu evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, envie um e-mail para: