Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

3 DE DEZEMBRO

DIA INTERNACIONAL

DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

No dia 3 de dezembro é comemorado o dia internacional das pessoas com deficiência,é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.

[ NOTÍCIAS ]

LANÇAMENTO DE LIVRO DA FOTÓGRAFA JÉSSICA MENDES!

Jéssica Mendes, primeira pessoa com síndrome de Down formada em curso superior de fotografia no Brasil, lançou em Brasília, o livro: Asas e Flores – Um Olhar Fotográfico de Jéssica Mendes.

Os desafios para chegar até aqui foram muitos, Jéssica sempre estudou em escola regular e enfrentou preconceitos, até mesmo durante o período universitário: “Conversei com professores e tive que ir até a direção da faculdade falar sobre a situação de discriminação e decidimos juntos desenvolver um trabalho de conscientização de respeito às diferenças para solucionar o problema”. Passado esse período e com o canudo já na mão, a jovem trabalha atualmente como fotógrafa na Secretaria Especial de Direitos das Pessoas com Deficiência e teve, recentemente, seu trabalho exposto em Nova Iorque na ONU durante a “10ª Conferência Sobre a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”.

Ativista na área da inclusão, Jéssica aconselha aqueles que buscam alcançar seus sonhos: “Que acreditem no seu potencial, lutem e exerçam seus direitos”. Sobre o livro:
“Asas e Flores – Um Olhar Fotográfico de Jéssica Mendes” reúne dezenove imagens captadas pela fotógrafa durante os últimos quatro anos. Dividido em seis sessões por tonalidades, o trabalho atenta para os pequenos detalhes da vida: “Quero abrir os olhos das pessoas para um mundo diferente do nosso dia a dia e voltar nosso olhar a beleza da natureza”, explica Jéssica.

(imagem da capa do Livro, com os olhos de Jéssica e o nome do livro escrito em rosa)

REGISTRO DE ORGANIZAÇÕES E PESSOAS QUE TRABALHAM COM SÍNDROME DE DOWN NO BRASIL.

O formulário do link abaixo foi desenvolvido pela Federação Down em parceria com o Alana e tem o objetivo de mapear as organizações e pessoas que trabalham com Síndrome de Down no Brasil. Faça parte!

NO DIA 30 DE NOVEMBRO ESTREOU O FILME CROMOSSOMO 21, QUE ESTÁ EM CARTAZ EM 14 CIDADES DO BRASIL.  Confira e assista na sua cidade:

São Luiz Gonzaga (RS) no Cine Lux, Sessões: 19h30min e 21h

Santo Ângelo (RS) no Cine Cisne, Sessões: 17h, 19h30min, 18h45min

Manaus (AM): Cinépolis Millenium Shopping: 17h20min, 21h e 22h10min

Natal (RN): Shopping Natal: 21h30min

Floripa/São José: Cinépolis Continente Park: 18h e 21h

Salvador: Itaú Cinemas, às 19h30min

Belo Horizonte: Belas Artes, às 19h30min

Porto Alegre: Shopping Bourbon Country, às 19h30min

Rio de Janeiro- Espaço Itau de Cinemas, às 19h30min

São Paulo-Frei Caneca, às 19h30min

Brasília- Via Parque- Itaú Cinemas, às 19h30min

Curitiba- Espaço Itaú Cinemas, às 19h30min

Vitória/ES: Cine Metrópolis: 2 e 3 de dezembro, às 19h

Recife/Santo Agostinho: 7 de dezembro, às 15h45min

Confira também a história da Cristinna que tem mãe com síndrome de Down e participou do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’: https://globoplay.globo.com/v/6327324/programa/

REDE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR É LANÇADA EM EVENTO NO MP

Um protocolo para a criação da Rede de Educação Inclusiva no Ensino Superior foi formalizado na manhã do dia 24, no Ministério Público do Estado da Bahia. “A educação deve ser inclusiva em todos os seus níveis. Não pode parar no ensino médio. Ela tem que ir além do ensino médio, pois a pessoa com deficiência também quer ir além”, afirmou a procuradora-geral de Justiça, EdieneLousado, uma das signatárias do documento, destacando que a rede é uma forma de buscar soluções conjuntas nesse sentido. Além do MP, assinaram o protocolo de criação da Rede representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba); da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); da Universidade do Sudoeste da Bahia; da Secretaria de Educação do Estado da Bahia; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahiano (Ifbahiano); da Faculdade Social da Bahia; da Faculdade Montessoriano de Salvador; da Associação Baiana de Síndrome de Down e da Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista.

Leia mais: http://www.mpba.mp.br/noticia/40612

CONFIRA A 10º EDIÇÃO DA REVISTA INCLUSÃO SOCIAL Construção da autonomia e vida independente de adultos com deficiência intelectual.

"Nesta edição especial da revista Inclusão Social, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com o Instituto JNG, reuniu excelentes autores para promover a reflexão sobre a construção da autonomia de pessoas com deficiência intelectual, especialmente quando chegam à fase adulta." Flávia Poppe de Muñoz Diretora Instituto JNG – Projetos de Inclusão Social.

Leia a revista aqui: http://revista.ibict.br/inclusao/issue/viewIssue/241/16

INSTITUTO ÁPICE DOWN LANÇA AGENDAS E CALENDÁRIOS 2018 COM O TEMA FAMÍLIA. No lançamento, que aconteceu no dia 08/11/17, com a participação da Federação Down, representada pela presidente Lenir Santos, foi apresentado o ambiente familiar, composto pelas pessoas que residem na casa e seus parentes diretos que funciona como determinante na formação dos valores do indivíduo.  No caso da família que recebe um filho com Síndrome de Down, o seu papel vai além, pois ele também determina o futuro e a qualidade de vida desta criança. A responsabilidade desta família não é apenas oferecer alimentação, amor e atenção. Neste caso, possui ainda um papel fundamental na inclusão social da criança na sociedade, pois formam um núcleo de apoio insubstituível.

Veja como foi o evento no Facebook do Ápice: https://www.facebook.com/InstitutoApiceDown/

Síndrome de Down: A diferença que nos une.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK  Federação Down

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entre em contato: www.federacaodown.org.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.| Telefone 19. 3395-9260