VIII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down
Está chegando!
Você já se programou para participar?
De 26 a 28 de outubro em Maceió
Confira a programação e detalhes disponível no site.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Nos dias 20 e 21 de setembro aconteceu, em Brasília, o Seminário Internacional "Acessibilidade e Inclusão: expressão da cidadania", que teve  como  objetivos  criar um  espaço de debate sobre as diversas barreiras que comprometem o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência, bem como potencializar a promoção da igualdade de oportunidades. Durante o evento foram abordados temas relacionados às políticas públicas para as pessoas com deficiência, ao desenho universal para cidades inclusivas e à inclusão na escola e no mercado de trabalho.

A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - FBASD foi representada por sua Vice-Presidente,  Ana Cláudia Mendes de Figueiredo,  que participou,  ao lado de representantes de outras entidades, do Painel Participação Social e os Desafios da Inclusão Escolar. Para ela, um dos pontos altos do Painel foi a afirmação da Diretora de Políticas de Educação Especial da Secadi- MEC, Patrícia Raposo, de que a inclusão já é um ponto superado. "Com essa  ​afirmação do MEC,  mostra-se pacífico o entendimento de que todas as crianças devem frequentar a escola regular, independentemente de deficiência ou outra condição, ​sendo precis​o avançar na ampliação das  ações governamentais  para a implementação da Política de ​educação inclusiva,  de modo a consolidar ​​o direito​ de todos​ à educação, sem qualquer restrição​", opina Ana Cláudia.

Foi ressaltada, ainda, pela representante da Federação nesse evento, a importância de debates  como o ocorrido,  para  conscientizar a sociedade acerca dos valores e princípios da inclusão, bem como destacada a contribuição da entidade para a concretização da educação inclusiva no Brasil,  especialmente por meio dos  cursos de capacitação de professores, idealizados ainda no ano de 1996 e realizados em parceria com o MEC,  em vários municípios do Brasil, nos anos seguintes.

CROMOSSOMO 21 O FILME ESTRÉIA EM NOVEMBRO
O longa dirigido por Alex Duarte vai estrear nos cinemas dia 30 de novembro em sete capitais do Brasil.
O trailer oficial do filme Cromossomo 21 já está disponível!
Confira, compartilhe!

FRENTE PARLAMENTAR DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DE DOWN

Ao longo dos meses de julho e agosto, ações de estudo da Política de Educação Inclusiva oferecida pela Rede Estadual de Ensino da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo a estudantes com Síndrome de Down foram realizadas. Diversas fontes de leitura e consulta foram elencadas e analisadas. Além disso, buscou-se contato com pessoas que possam colaborar nesse estudo, sejam por sua experiência profissional, por sua dedicação acadêmica ao tema ou por sua vivência pessoal como aluno com Down ou como familiar de estudante com Down. Cerca de 20 pessoas receberam um questionário de avaliação da Política de Educação Inclusiva oferecida pela Rede Estadual de Ensino da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. A intenção, a partir desse levantamento e das observações provenientes de fontes bibliográficas, como leis, monografias e teses, é a redação de documento que seja disponibilizado à Secretaria Estadual da Educação a fim de apontar pontos prioritários que possam ser objeto de atenção da pasta em busca de melhorias. O trabalho em andamento almeja a construção coletiva, fundamentada na colaboração de diversas pessoas, com visões complementares, e que o documento a ser produzido será colocado sob os cuidados da Secretaria da Educação com a finalidade de contribuir com a evolução da Educação Inclusiva no estado de São Paulo.

Acompanhe a página no facebook: https://www.facebook.com/frenteparlamentardown/

Regimento Interno da Frente Parlamentar: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/frentesParlamentares/1081/Regimento_FP1081_30062017_1210.pdf

Conheça a "Cartilha Aprendendo Seus Direitos - Direitos das Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual".

3ª ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA e 4ª ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE SÍNDROME DE DOWN

No uso das atribuições previstas no Art.30 do Estatuto Social da FBASD, a presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Sra. Lenir Santos, convoca a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 27 de outubro de 2017, às 18h em primeira convocação e 18h30 em segunda e última convocação, no VIII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso situado na Rua Celso Piatti s/n, Jaraguá, Maceió – Alagoas.

É muito importante a participação das associadas da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e interessados, lembrando que somente podem votar as entidades em dia com as suas obrigações estatutárias.