Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

 

 

Foto de uma menina carregando um cartaz escrito "BPC é sobrevivência para os mais vulneráveis". Foto de Cristiano Carvalho

 

REFORMA DA PREVIDÊNCIA PREJUDICARÁ SIGNIFICATIVAMENTE 
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS DE BAIXA RENDA

Buscando evitar os prejuízos que a PEC 287/2016 pode impor a essas pessoas, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down​, com o apoio de entidades parceiras, vem realizando ações para impedir esses retrocessos.
Os ​prejuízos mais graves são:​ a​ DESVINCULAÇÃO do Benefício da Prestação Continuada do salário mínimo; ​a ​REDUÇÃO DA PENSÃO por morte dos pais (hoje a pensão é integral) e ​o ​AUMENTO do tempo de CONTRIBUIÇÃO ​para aposentadoria​ também das pessoas com deficiência​.

Muitos têm se juntado a nós nesse objetivo!​
Participe​ dessa mobilização nacional​ encaminhando e mails para os Deputados do seu Estado, assinando a Petição: https://www.change.org/p/deputados-contra-a-reforma-na-previd%C3%AAncia-que-prejudica-as-pessoas-com-defici%C3%AAncia-mais-pobres


ou, se entidade, aderindo aos Manifestos sobre o tema: http://www.federacaodown.org.br/portal/index.php/noticias/direito/161-manifesto-publico-contra-a-reforma-da-previdencia-nos-pontos-em-que-se-refere-as-pessoas-com-deficiencia 

________________________________________________________________

 

NOTA DE REPÚDIO

A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down repudia e muito lamenta as palavras grosseiras e preconceituosa que a blogueira de moda recifense Júlia Salgueiro publicou no Facebook sobre uma foto de uma criança com síndrome de Down.
Medidas já foram tomadas por diversas entidades e familiares de pessoas com deficiência em Pernambuco, tendo a Federação Down encaminhado requerimento ao Ministério Público para a adoção de medidas cabíveis de sua alçada.

Entenda o caso:
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2017/03/25/interna_vidaurbana,695862/pais-de-bebe-denunciam-preconceito.shtml

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/blogueira-diz-a-policia-que-esta-arrependida-de-ofensas-publicadas-em-foto-de-bebe-com-sindrome-de-down-postada-na-internet.ghtml

 

________________________________________________________________

 

[ NOTÍCIAS ] 

 

HOMENAGENS PELA PASSAGEM DO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN. Em Manaus, Stéphanie Agostinho dos Santos, uma jovem com síndrome de Down, dançarina foi  reconhecida pelo seu potencial e pela dança. Assim como a Associação APADAM, filiada à Federação Down, recebeu a homenagem, durante a Sessão Especial, realizada na Câmara Municipal de Manaus, no dia 24/03.

 

 

HOMENAGEM PELO RECONHECIMENTO DA LUTA PELA INCLUSÃO.  A advogada Margarida Seabra foi homenageada pela Câmara Municipal de Natal na noite de 23 de março, em solenidade pela passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down. Foi citado a relevante atuação de Margarida Seabra em favor da inclusão social e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A advogada é mãe da primeira professora do Brasil com Síndrome de Down, Débora Seabra, qye representou a mãe Margarida na solenidade. A professora vibrou com a homenagem: “são momentos como esse que deixam claro que estamos no caminho certo”. 

 

 

 

ATO PÚBLICO CONTRA AS ALTERAÇÕES PROPOSTAS NA PEC DA PREVIDÊNCIA.
No dia 21 de março a FBASD, juntamente com outras entidades parceiras, organizou Ato Público contra as alterações propostas na PEC da Previdência, relativamente à aposentadoria e pensão das pessoas com deficiência e BPC dessas pessoas e dos idosos de baixa renda. Estiveram presentes representantes da Federação Down, das entidades parceiras, pessoas com deficiência, suas famílias, amigos/as e parlamentares. Durante o Ato, Jéssica Mendes de Figueiredo, da FBASD, falou sobre o motivo do encontro. A Deputada Rosinha da Adefal, secundada pelos colegas parlamentares presentes, falou da importância de preservar os direitos duramente conquistados pelas pessoas com deficiência. Flávia Poppe, Diretora da Federação Down, fez breve discurso destacando os motivos pelos quais a Entidade repudia e considera um retrocesso as modificações impostas aos direitos previdenciários e assistenciais das pessoas com deficiência e de baixa renda, propostas da PEC 287/2016. O Dr. Dennis Alexander Burns, Pediatra e Vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, destacou aspectos da saúde das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências, que justificam regras diferenciadas para essa população em termos de benefícios previdenciários e assistenciais, e afirmou que mesmo as regras atuais são insuficientes. O evento foi abrilhantado por Desfile do Fashion Inclusivo. Finalmente os Manifestos ​a esse respeito foram distribuídos​ também​ aos parlamentares que passavam pelo local com o objetivo de sensibilizá-los quanto ao tema.  

 

 

PASSEIO MOTODOWN - PESSEIO DE MOTO ACONTECEU EM NATAL - RN. Organizado pela parceria do Motoclube de Natal e a Associação Síndrome de Down do RN,  com o apoio da Policia Militar alguns jovens foram convidados para realizar um passeio de moto pela cidade. "Foi um momento diferente, de experiência nova que nunca antes tinham vivenciado, ao final todos ficamos emocionados, porque foi uma desconstrução da preconceito relacionado a incapacidade de participar de um momento como esse de aventura e diversão." relatou a presidente da Associação.

  

 

INSTITUTO CARPE DIEM REPRESENTA O BRASIL NO DOWN SINDROME INTERNACIONAL DAY, NA ONU NOVA YORK. Por que é importante que as pessoas com síndrome de Down sejam ouvidas? As pessoas com síndrome de Down podem influenciar a elaboração e implementação de políticas? Esses foram alguns dos questionamentos propostos na conferência que aconteceu no dia 21 de março na ONU em Nova York e onde o Brasil esteve presente e representado pela equipe da filiada da Federação, Instituto Carpe Diem de São Paulo. O Evento contou com a participação de diversos países, que levaram suas experiências, demandas e soluções sobre as questões que envolvem os direitos da Pessoa com Sindrome de Down. Com o título: My Voice,my comunity ( Minha voz, minha comunidade), os representantes com Síndrome de Down e seus apoiadores abordaram temas como: Educação inclusiva, autonomia e projeto de vida, representatividade política e trabalho. O Instituto Carpe Diem levou sua experiência sobre o cenário brasileiro em relação à lei de cotas e a aplicação de programas de desenvolvimento do empregador que impactam positivamente para o aumento do índice de contratação de Pessoas com Síndrome de Down no mercado formal de trabalho brasileiro. Para saber mais sobre o evento, entre no link: https://worlddownsyndromeday.org/wdsd-2017 

  7º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN, aconteceu nos dias 24 e 25 de março, realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo e coordenado pelo geneticista Dr. Zan Mustacchi, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A abertura do evento aconteceu na noite de 24 e contou com a presença da presidente da Federação Down Lenir Santos entre outras autoridades técnicas e científicas do setor, além das pessoas com síndrome de Down.
O Dr. Zan Mustacchi destacou o tema do Simpósio: novos conceitos e oportunidades. “Todo o evento será ornamentado com oportunidades de elaboração de novos conceitos”, frisou, acrescentando que, passados 40 anos, tínhamos dificuldade de indicar cirurgias cardíacas e hoje "são eles os primeiros da fila".
O Simpósio é patrocinado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, e a realização do CEPEC-SP (www.sindromededown.com.br) que conta com a parceria do Instituto Empathiae (www.empathiae.org) na organização e apoios como o da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, entre outros.

 

___________________________________________________________________

 

[ AGENDA] 

VIII CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWN

DE 26 A 28 DE OUTUBRO DE 2017 | MACEIÓ - ALAGOAS
CENTRO CULTURAL E DE EXPOSIÇÃO RUTH CARDOSO - RUA CELSO PIATTI S/N, JARAGUÁ

Programe-se para participar de um evento que contempla grande diversidade de temas para debates, reunindo os múltiplos aspectos que instrumentalizam as pessoas com Síndrome de Down, seus familiares e profissionais a exercitarem a prática inclusiva como forma de conquistar a desejada cidadania para esse grupo de indivíduos, em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, solidariedade, dignidade e cidadania, visando à busca de um presente e de um futuro melhor.

Programação e todas as informações sobre o VII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, confira aqui: 

https://doity.com.br/viii-congresso-brasileiro-de-sindrome-de-down/

 ____________________________________________________________

 

Participe do nosso banco de imagens!

Mande uma foto em alta resolução para:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - FBASD está solicitando imagens para ilustrar as publicações (matérias no Facebook, site, informativos e etc) da entidade. Basta mandar fotos em boa resolução com o nome daqueles que aparecem e idade. Vale todo tipo de foto desde que esteja em boa resolução: foto de pessoas com Síndrome de Down com a família, amigos, trabalhando, sozinhas e etc. Colaborem! Muita coisa bacana vem por aí e a Federação Down conta com a participação de todos!

Ao enviar a foto fica autorizado o uso da mesma nos veículos de comunicação da FBASD, bem como materiais impressos da Federação. 

Foto de um grupo de pessoas sorrindo, olhando para frente, da Associação APADAM de Manaus - AM

 

____________________________________________________________

 

Síndrome de Down: A diferença que nos une.

 

PARTICIPE  envie sugestões e fotos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK  Federação Down

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entre em contato: www.federacaodown.org.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.| Telefone 19. 3395-9260

 

 

 

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top